Gazeta Médica da Bahia, No 2 (140)

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Expectativa versus Realidade na Formação Médica: o (Des)encanto do Estudante de Medicina

Nedy Neves, Kleuber Lemos, Almir Bitencourt, Flávia Serra Neves, Caio Nunes, Iuri Neville, André Kuwano, Larissa Durães

Resumo


A faculdade de Medicina é o sonho de muitos estudantes do ensino médio. Entretanto, a utopia da universidade muitas vezes não se concretiza, surgindo decepções ao longo da graduação médica. O objetivo deste trabalho é identificar as expectativas e possíveis desapontamentos dos estudantes de Medicina em relação ao curso de graduação médica, além de analisar em que fases do curso eles ocorrem, buscando suas causas e relações. Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se o método qualitativo, a partir de entrevistas semi-estruturadas, com 36 estudantes de Medicina de duas escolas médicas de Salvador-Bahia, de todas as séries do curso. Resultados: Entre os entrevistados, metade eram mulheres, e não houve diferença de gênero e idade, em relação aos ciclos da graduação avaliados, nem em relação às escolas. Os estudantes apontaram que esperavam um curso mais prático, mais humanizado e que permitisse maior preparo afetivo, além dos conhecimentos técnicos. Os desapontamentos relacionados em ambas as escolas referem-se à estrutura física das faculdades, à metodologia do ensino, ao despreparo dos professores e ao próprio currículo. Conclusão: Pode-se perceber com este estudo que as expectativas criadas pelos estudantes de Medicina antes de ingressar na faculdade não correspondem à realidade, gerando diversos desapontamentos. Os professores deveriam adquirir competências e habilidades na área de educação para se aproximarem do ideal do ensino médico. As escolas médicas necessitam adequar seus currículos às necessidades da população e ao preconizado pelo Ministério da Educação, para que ocorram avanços no ensino médico destas instituições.
Palavras-chave: educação médica, decepção, estudantes de medicina.

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