Ciência e Ensino – Desafios e Oportunidades
Maria do Carmo Leal
Resumo
Este artigo faz uma sucinta revisão histórica do desenvolvimento científico brasileiro dos anos 70 até os dias atuais,focalizando a importância central da pós-graduação (cursos de mestrado e doutorado) neste processo. Descreve as características da pós-graduação e apresenta os avanços alcançados quanto ao número de cursos, profissionais formados e aumento expressivo da publicação científica e citação dos artigos. Atribui os resultados ao planejamento estratégico de médio e longo prazo feito pelo país para a área de C&T, num esforço coordenado de instituições dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, notadamente a CAPES, CNPq e FINEP. Ressalta a capacidade de adaptação da pós-graduação aos novos desafios que se colocaram para a formação profissional e a criatividade na busca de uma desconcentração dos cursos da Região Sudeste. Chama a atenção para as possibilidades da pósgraduação apoiar a política externa brasileira, como um forte instrumento para consolidar a presença do Brasil na cooperação Sul-Sul. Por fim, relata a experiência da Fundação Oswaldo Cruz com a realização de dois cursos de Mestrado na África de Língua Portuguesa, Angola e Moçambique.
Palavras-chave: pós-graduação, ciência e tecnologia, cooperação internacional, África.
Palavras-chave: pós-graduação, ciência e tecnologia, cooperação internacional, África.
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