PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FMB/UFBA
Vera Lúcia Formigli, Helenemarie Schaer Barbosa, Mônica Angelim Gomes de Lima, Iguaracyra Barreto Araújo, Norma Carapiá Fagundes, Roberto Sidnei Alves Macedo
Resumo
Esta publicação apresenta o Novo Projeto Prolítico-pedagógico do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia/
UFBA elaborado pelo processo de transformação curricular em desenvolvimento nesta escola desde 2004. A discussão e
elaboração de um Projeto Político-Pedagógico para a Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA constituiu-se numa ação
deliberada e instituinte dos sujeitos que a compõem, fundamentada no processo interno de avaliação do currículo então
vigente, no movimento de mudança da formação médica que ocorre em todo o país, na avaliação de propostas de mudanças
curriculares já em curso em outras universidades, bem como na preocupação expressa do Estado em regular e qualificar
a formação médica, via, por exemplo, as Diretrizes Curriculares Nacionais. Propõe-se um currículo integrado, organizado
por módulos interdisciplinares, os quais, para sua construção, convocam as concepções de inter e transdisciplinaridade,
elementos da problematização e de temas geradores. As escolhas polítco-pedagógicas assumidas neste projeto visam à
formação do médico como um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de intervir e
resolver problemas associados às doenças mais prevalentes, tanto no âmbito da prevenção, como da promoção e da
reabilitação, em indivíduos e coletividade, de forma integral e humanizada, dentro dos mais altos padrões de qualidade e
da ética. Estas mudanças, ainda em implantação, impactam a estrutura e organização do curso, processos pedagógicos e
avaliativos e têm requerido o acompanhamento contínuo com ajustes e adequações sempre que necessário.
Palavras-chave: educação de graduação em medicina, currículo, transformação curricular.
UFBA elaborado pelo processo de transformação curricular em desenvolvimento nesta escola desde 2004. A discussão e
elaboração de um Projeto Político-Pedagógico para a Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA constituiu-se numa ação
deliberada e instituinte dos sujeitos que a compõem, fundamentada no processo interno de avaliação do currículo então
vigente, no movimento de mudança da formação médica que ocorre em todo o país, na avaliação de propostas de mudanças
curriculares já em curso em outras universidades, bem como na preocupação expressa do Estado em regular e qualificar
a formação médica, via, por exemplo, as Diretrizes Curriculares Nacionais. Propõe-se um currículo integrado, organizado
por módulos interdisciplinares, os quais, para sua construção, convocam as concepções de inter e transdisciplinaridade,
elementos da problematização e de temas geradores. As escolhas polítco-pedagógicas assumidas neste projeto visam à
formação do médico como um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de intervir e
resolver problemas associados às doenças mais prevalentes, tanto no âmbito da prevenção, como da promoção e da
reabilitação, em indivíduos e coletividade, de forma integral e humanizada, dentro dos mais altos padrões de qualidade e
da ética. Estas mudanças, ainda em implantação, impactam a estrutura e organização do curso, processos pedagógicos e
avaliativos e têm requerido o acompanhamento contínuo com ajustes e adequações sempre que necessário.
Palavras-chave: educação de graduação em medicina, currículo, transformação curricular.
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