Gazeta Médica da Bahia, No 1 (143)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESCORPIÕES DE IMPORTÂNCIA MÉDICA DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL

Tania K. Brazil, Rejâne M. Lira-da-Silva, Tiago J. Porto, Andréa M. de Amorim, Tiago F. da Silva

Resumo


Este trabalho relata a ocorrência e distribuição das três espécies de escorpiões de importância médica do Estado da Bahia, Brasil (Tityus serrulatus, T. stigmurus e T. brazilae), nas suas diversas fitofisionomias, com o objetivo de contribuir para ações preventivas governamentais e otimizar a política de distribuição de soro anti-escorpiônico (ou anti-aracnídico) no Estado. Os dados foram obtidos do Livro de Registro de aracnídeos do Núcleo Regional de
Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP), do exame de exemplares depositados na coleção científica de escorpiões do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (MZUFBA), ambos resultantes de coletas e/ou doações durante 23 anos (1984-2007). E, ainda, dos registros da coleção científica de Arachnida do Instituto Butantan (SP) (1967-2007). Também foram examinados os animais responsáveis por 461 acidentes (1982-1995) registrados pelo Centro de Informações Anti-Veneno da Bahia (CIAVE). Os dados dos 1322 exemplares analisados foram plotados em mapas por espécie e indicam ampla distribuição de T.serrulatus (75 municípios) e T.stigmurus (34 municípios), confirmam a simpatria para estas duas espécies, e a distribuição restrita de T.brazilae à ambientes florestados.
Confirmam, também, a predominância de T.stigmurus em bairros mais populosos e urbanizados e a de T.serrulatus e T.brazilae, em bairros afastados do centro urbanos e próximos a remanescentes de Mata Atlântica, na cidade de Salvador. Os autores chamam a atenção para a dificuldade em relacionar os dados obtidos às espécies, devido à ausência de profissionais qualificados na sua identificação, principalmente, nos postos de atendimento aos acidentados nos municípios do interior do Estado.
Palavras-chave: Escorpionismo. Escorpiões. Bahia.

Texto Completo: PDF